A paiN Gaming lidera o ranking geral dos times brasileiros de LoL nas redes sociais com mais de 1 milhão e 600 mil seguidores.
Por Leonardo Buzo
Os eSports estão ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, chamando a atenção de gamers, curiosos e investidores.
Jogar videogame não é mais uma brincadeira. Virou profissão. E movimenta milhões pelo mundo inteiro. Eles levam milhares de torcedores aos estádios, possuem uma legião de fãs e têm um mercado enorme para ser expandido nos próximos anos.
No Brasil, um dos games mais famosos é o League of Legends, mais conhecido como LoL.
Criado em 2009, o jogo só chegou no país em 2012, ano do primeiro Campeonato Brasileiro de LoL (CBlol), organizado pela sua desenvolvedora, a Riot Games, onde os times batalham pelo título de melhor do Brasil e por vagas em Campeonatos Internacionais: o Mid-Season Invitational (Campeão da Primeira Etapa) e o Campeonato Mundial de League of Legends (Campeão da Segunda Etapa).
Dividido em duas etapas no ano – ou splits – o CBlol teve algumas mudanças em 2018. O campeonato é formado por oito times e é dividido em duas fases: de pontos e eliminatórias – ou como eles dizem, escalada.
Uma das novidades é o formato da série melhor de 3 (md3) na fase de pontos. Isso significa que cada confronto pode ter até três partidas. Sendo que quem vencer duas primeiro, ganha. Após a fase de pontos, tem início a escalada, começando com uma série entre o 5º e o 4º colocado da primeira fase. O vencedor dessa batalha sobe e enfrenta o 3º e assim por diante, até chegar na grande final contra o 1º colocado. Todos os confrontos da segunda fase são em md5.
Lembra a partida que dá início à escalada? Quem perder, entra para a série de promoção, disputada em md3, precisando enfrentar o 6º lugar da fase de pontos. O perdedor enfrenta o 7º e quem sair derrotado, enfrentará na série de acesso o 2º colocado do circuito desafiante – uma espécie de 2ª divisão do CBlol – em uma md5.
O 8º colocado da fase de pontos é automaticamente rebaixado. Assim como o 1º colocado do circuito desafiante está automaticamente classificado para a “1ª divisão”.
Premiação
1ª divisão (premiação para cada Split)
- R$ 70.000,00.
- R$ 40.000,00.
- R$ 25.000,00.
- R$ 25.000,00.
- R$ 15.000,00.
- R$ 10.000,00.
- R$ 7.500,00.
- R$ 7.500,00.
2ª divisão (premiação para cada Split)
- R$ 12.000,00.
- R$ 9.000,00.
- R$ 6.500,00.
- R$ 5.500,00.
- R$ 3.500,00.
- R$ 3.500,00.
Popularidade nas redes sociais
A popularidade dos eSports nas redes sociais também é grande. O time de LoL paiN Gaming, por exemplo, tem mais seguidores em todas as suas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Youtube – do que três clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. São 1 milhão e 616 mil seguidores.
Você sabe quais são os Top 5 times brasileiro de LoL com mais seguidores em cada rede social?
A DSPA, agência de publicidade em Santos, fez um levantamento e mostra para você.
Confira abaixo o ranking dos times brasileiros de LoL com mais seguidores nas redes sociais (dados de 22/03/2018):
Times Brasileiros de LoL com mais seguidores
- paiN Gaming – 590.335 curtidores
- CNB e-Sports Club – 376.830 curtidores
- Vivo Keyd – 362.332 curtidores
- INTZ e-Sports Club – 308.098 curtidores
- Red Canids – 203.586 curtidores
- paiN Gaming – 191.580 seguidores
- Red Canids – 100.029 seguidores
- INTZ e-Sports Club – 74.491 seguidores
- CNB e-Sports Club – 64.362 seguidores
- Vivo Keyd – 62.437 seguidores
- paiN Gaming – 360.286 seguidores
- INTZ e-Sports Club – 141.181 seguidores
- Vivo Keyd – 129.036 seguidores
- CNB e-Sports Club – 115.524 seguidores
- Red Canids – 95.675 seguidores
Youtube
- paiN Gaming – 475.534 inscritos
- Red Canids – 107.246 inscritos
- Vivo Keyd – 106.937 inscritos
- INTZ e-Sports Club – 93.407 inscritos
- CNB e-Sports Club – 76.081 inscritos
Combinado
- paiN Gaming – 1.617.735 seguidores
- Vivo Keyd – 660.742 seguidores
- CNB e-Sports Club – 632.797 seguidores
- INTZ e-Sports Club – 617.177 seguidores
- Red Canids – 506.536 seguidores
Gostou do nosso ranking sobre os times brasileiros de LoL com mais seguidores nas redes sociais?
Tem alguma dica para o próximo Top 5 nas redes sociais?
Então, comenta aí ou mande um e-mail pra gente!