Por Leonardo Buzo
Aqui na DSPA, agência de publicidade em Santos, lidamos diariamente com diversas redes sociais, e os formatos das imagens de cada uma são fundamentais em qualquer planejamento de estratégia de marketing digital.
Porém, as redes sociais estão em constante evolução e, assim, é essencial estar atualizado para que sua publicação tenha o melhor aproveitamento possível.
Nesse texto vamos mostrar para você os tamanhos de imagens do Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn que utilizamos aqui na agência para nossos clientes.
Tamanhos de imagens no Facebook
O Facebook é a rede social mais popular no Brasil. Tendo 2 bilhões de usuários no mundo, o país é o líder em utilização da plataforma em quantidade de horas utilizada.
E para atingir todo esse enorme e engajado público, temos diversos formatos de publicações:
- Posts
- Posts com Links
- Carrossel de imagens com links
- Vídeos
- Slideshows
- Enquetes
- Recomendações
- Figurinhas
- Check-ins
- Eventos
- Tema de Avatar
Capa do Facebook
O tamanho da capa do Facebook é de 820 x 312px. Tente sempre centralizar o conteúdo principal da imagem de capa em 560px ao centro. Dessa forma todo o seu conteúdo será visível nos dispositivos móveis, que possuem 89% dos acessos da plataforma.
A capa pode ser um vídeo, uma imagem ou, até mesmo, um slideshow – opção liberada a pouco tempo pelo facebook para algumas de nossas contas.
Capa de Evento
A capa segue o mesmo padrão que a capa das páginas e perfis, com o formato de 820 x 312px.
Avatar do Facebook / Imagem do Perfil
A imagem possui a proporção de 1:1. O formato que a rede social pede é de 180x180px. Porém para garantirmos com uma qualidade boa da imagem, aqui na agência construímos ela em 800 x 800px. Lembrando que agora, como a imagem está dentro de um círculo, devemos lembrar de deixar um recuo para que o conteúdo principal da imagem não fique cortada.
Um outro fator importante é no caso de anúncios. A imagem não pode conter mais de 20% de texto. Caso tenha mais que essa porcentagem de texto, o Facebook reprovará o anúncio.
Ou seja, coloque apenas a principal informação e faça uma descrição mais detalhada na headline.
Formatos – Facebook:
- Imagem de Perfil: 800 X 800px
- Post: 1000 X 1300px
- Anúncio: 1200 X 628px
- Capa: 820 x 312px (centralizar o conteúdo principal da imagem de capa em 560px)
- Capa de Evento: 820 x 312px
- Carrossel: 800 x 800px
Tamanhos de imagens no Instagram
Com 50 milhões de usuários, o Brasil está na segunda colocação no ranking do Instagram (são 800 milhões no mundo todo), segundo o diretor de negócios global do Instagram, Vishal Shah
A rede social das fotos e vídeos também possui tamanhos estabelecidos para avatar e imagens.
Formatos – Instagram:
- Avatar: 180 X 180 px / Área de resguardo: 100 x 100px – centralizado
- Imagem quadrada: 1000 X 1000 px
- Imagem vertical: 1080 X 1350 px
- Imagem horizontal: 1080 X 566 px
- Stories: 1080 X 1920 px
- Capa de destaques: 1080 x 1920px / Área de resguardo: 760 x 760px – centralizado
Tamanhos de imagens no Twitter
Com a ideia de ser um microblog, o Twitter foi criado em 2006, com o limite de 140 caracteres por tweet. Porém recebeu uma atualização em 2017, onde o usuário pode escrever textos de até 280 caracteres.
A grande característica dessa rede social são os textos, entretanto muitos usuários também utilizam imagens nos posts.
Formatos – Twitter:
- Imagem de capa: 1500 X 500 px
- Imagem de perfil: 400 X 400 px
- Post com imagem: 900 X 450 px ou 1080 X 1080 px
- Post com link: 520 X 254 px
Tamanhos de imagens no YouTube
O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos, onde as pessoas podem se cadastrar e subir seus próprios vídeos ou assistir o conteúdo disponível.
Na plataforma você também pode curtir e comentar em vídeos de outros usuários, o que deixou o YouTube ainda com mais cara de rede social.
Formatos – Youtube:
- TV: 2560 X 1440 px
- Desktop: 2560 X 423 px
- Tablet: 2560 X 423 px
- Informações principais: 1546 X 423 px (nome do canal, logo, etc)
- Ícone do Canal: 500 X 500 px
Tamanhos de imagens no LinkedIn
O LinkedIn é a mais popular rede social de negócios no mundo. Fundada em 2002, já possui mais de 500 milhões de usuários.
Formatos – Linkedin:
- Avatar: 800 X 800 px
- Foto de capa: 1536 X 768 px (área visível 1350 X 220 px)
- Post com imagem: 1200 X 627 px
- Post com link: 1200 X 628 px
Se tiver algum outra dúvida em relação a tamanhos de imagens, entre em contato com a gente através do nosso e-mail.