Coca-Cola e Adidas aparecem como grandes destaques e investem alto para o Mundial de futebol na Rússia

Por Rafael Cicconi

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A Copa do Mundo FIFA 2018 começa no próximo dia 14 de junho e com uma exposição gigantesca de marcas ao seu redor. De forma oficial, o evento conta com 12 empresas patrocinadoras fechadas com a FIFA, sendo elas divididas em categorias como Parceiros FIFA, Patrocinadores do torneio, além de cinco empresas chamadas de ‘apoiantes’. Mas quais são as principais marcas da Copa do Mundo Rússia 2018?

Este número é abaixo do que foi registrado na última Copa do Mundo realizada no Brasil, onde 22 empresas estiveram como parceiras, patrocinadoras ou apoiadoras.

A queda de empresas parceiras da entidade máxima do futebol pode ser explicada pela série de escândalos de corrupção que a entidade sofreu nos últimos anos, com dirigentes presos e a confiabilidade da entidade lá embaixo.

Mas será que isso vai interferir muito em vermos grandes empresas apoiando a principal competição entre seleções?

Grandes multinacionais, como Coca-Cola, Hyundai, Adidas, Nike, McDonalds, Anheuser-Busch InBev, dentre outras estão investindo pesado, aparecendo como patrocinadores oficiais do evento ou em seleções. Somente a Coca-Cola, uma das principais marcas envolvidas na Copa do Mundo, pode ser vista como patrocinadora de 14 seleções, além de ser uma das parceiras oficiais da FIFA.

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Confira principais marcas da Copa do Mundo e as seleções que mais têm patrocinadores:

Grupo A

O grupo que traz Rússia, Uruguai, Egito e Arábia Saudita promete ser um dos mais disputados da Copa do Mundo dentro de campo, mas com uma grande disparidade de patrocinadores em cada seleção. Enquanto a equipe anfitriã vem com 18 patrocinadores, a celeste uruguaia vai para a disputa com apenas sete patrocinadores. Arábia Saudita e Egito tem 11 patrocinadores cada.

Marcas mais famosas: Adidas (Egito e Rússia), Nike (Arábia Saudita), Puma (Uruguai), Coca-Cola (Arábia Saudita e Rússia), Pepsi (Egito), Shell (Arábia Saudita), Samsung e Rexona (Uruguai).

Grupo B

Com duas potências futebolísticas e mercadológicas como Portugal e Espanha, e outras duas grandes desconhecidas, como Marrocos e Irã, talvez este seja o grupo em que veremos a maior diferença entre marcas conhecidas e desconhecidas por nós. Enquanto o time de Cristiano Ronaldo e a Fúria tem 12 marcas como apoiadoras cada, os outros dois têm sete e seis patrocinadores respectivamente.

Marcas mais famosas: Adidas (Espanha, Marrocos e Irã), Nike, Samsung, Hertz, Allianz (Portugal), Movistar, LG, Air Europa (Espanha).

Grupo C

O terceiro grupo também mostra uma grande disparidade entre o número de patrocinadores entre seus participantes. Com seleções com certa tradição em participação de mundiais e conhecidas do público brasileiro, podemos notar uma diferença gigantesca entre os patrocinadores da Austrália, que vem com 18 apoiadores, e a Dinamarca, que vem com apenas três empresas na sua retaguarda. França tem doze empresas patrocinadoras (na sua maioria, conhecidas) e Peru tem nove.

Marcas mais famosas: Nike (França e Austrália), Umbro (Peru), Hummel (Dinamarca), Hyundai (Peru e Austrália), Coca-Cola (França e Peru), McDonalds e TAG Heuer (Austrália), Volkswagen, Accor Hotels, Carrefour, KFC (França), BBVA Continental, Movistar (Peru).

Grupo D

Aqui temos também uma grande disputa tanto dentro de campo como fora dele, nas marcas. O destaque vem com a Argentina, que tem 16 patrocinadores, sendo vários deles conhecidos. Nigéria e Croácia, duas seleções que também têm tradição em Copa do Mundo aparecem logo atrás, com 13 cada. Islândia, a estreante, vai com seis patrocinadores.

Marcas mais famosas: Nike (Croácia e Nigéria), Adidas (Argentina), Coca-Cola (Argentina, Islândia e Nigéria), Claro, Quilmes e Gillette (Argentina), T Mobile (Croácia), Vodafone (Islândia), Amstel (Nigéria).

Grupo E

Aqui chegamos ao grupo do Brasil. Diferente da última Copa do Mundo, neste ano a seleção brasileira vem para a disputa sem muitas empresas estrangeiras e trazendo mais empresas nacionais. Ao todo, 13 empresas apoiam a Confederação Brasileira de Futebol. Entretanto, o grande destaque vai para a seleção da Costa Rica, tem nada mais nada menos que 30 patrocinadores, o maior número do torneio. Sérvia e Suíça aparecem com dez e sete patrocinadores, respectivamente.

Marcas mais famosas: Nike (Brasil), Puma (Sérvia e Suíça), New Balance (Costa Rica), Itaú, Vivo, Guaraná Antártica, GOL, MasterCard, Ultrafarma, Englishtown, Cimed, Universidade do Brasil, Três Corações (Brasil), Volkswagen e Credit Suisse (Suíça), Britsh Motors (Sérvia), Avianca, Coca-Cola, KFC, Samsung, Cinépolis (Costa Rica).

Grupo F

Este grupo também trará uma grande disputa de marcas entre seus participantes. México vem disparado na frente com 21 patrocinadores, alguns deles muito fortes, seguido por Suécia com 17, Alemanha com 14 e Coreia do Sul, com 10.

Marcas mais famosas: Adidas (Alemanha, México e Suécia), Nike (Coreia do Sul), Coca-Cola (todas as seleções), Volvo e Carlsberg (Suécia), Mercedes-Benz, McDonalds, T. Mobile e Lufthansa (Alemanha), Hyundai (Coreia do Sul), Samsung, Movistar, Visa, Jeep, Delta Airlines, Citibank e Corona (México).

Grupo G

Com um grande equilíbrio entre os participantes, este grupo traz como maior destaque a seleção da Bélgica, com 13 patrocinadores. Depois, uma disputa acirrada, com leve vantagem para o Panamá, que tem 11 patrocinadores, Tunísia com dez e a Inglaterra com nove empresas.

Marcas mais famosas: Nike, LG Carlsberg (Inglaterra), Adidas, Coca-Cola, BMW, ING, (Bélgica), Carrefour (Bélgica e Tunísia), Uhlsport e KIA (Tunísia), New Balance, Copa Airlines, Pepsi, Hertz e Huawei (Panamá).

Grupo H

Este grupo com Colômbia, Japão, Polônia e Senegal também tem importantes marcas sendo representadas. A seleção europeia vem na frente, com 12 patrocinadores, seguidos por Japão e Colômbia com dez cada e por Senegal com cinco.

Marcas mais famosas: Adidas (Japão e Colômbia), Nike e Leroy Merlin (Polônia), Puma e Orange (Senegal), Movistar, Allianz, Avianca e Coca-Cola (Colômbia), Japan Airlines e Kirin (Japão).

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