Por Leonardo Buzo
Com mais de 19 milhões de seguidores nas redes sociais, Flamengo consegue a liderança após longo período de hegemonia do Corinthians.
O IBOPE Repucom divulgou no último dia 04 o levantamento do ranking digital dos clubes brasileiros no mês de setembro, desta vez com uma novidade.
O Flamengo ultrapassou o Corinthians e agora lidera a tabela com 19.208.606 de seguidores, no combinado entre todas as mídias sociais monitoradas (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).
A vantagem do clube carioca para o paulista é de 35 mil inscritos, sendo que na lista divulgada em janeiro de 2017, o Corinthians tinha mais de 1 milhão de seguidores que o Flamengo.
Outro destaque na lista divulgada é o Cruzeiro, que com o título da Copa do Brasil teve um crescimento de 2%, chegando a marca de 5.203.157 de seguidores. O clube mineiro está em 9º na tabela e abriu quase 100 mil inscritos de vantagem em relação ao rival Atlético Mineiro, 10º colocado.
Destaque do mês
O clube com a maior taxa de crescimento no mês de setembro foi o Paraná Clube, com 4%, atualmente 33º no ranking, ganhando uma posição em relação ao mês anterior.
Certamente a boa campanha na segunda divisão do Campeonato Brasileiro é um dos motivos para o expressivo aumento no número de inscritos do clube paranaense.
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.