Atualização em diretrizes faz com que empresas grandes tenham que pagar valores para conversar com clientes.

Por Rafael Cicconi

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A ferramenta voltada às empresas, lançada em janeiro, o WhatsApp Bussiness, que nós já comentamos aqui no Óia da DSPA, passou por uma mudança significativa nesta semana: uma nova API voltada para empresas que queiram ter um perfil comercial com ainda mais opções e com cobrança de taxas, entenda como será.

Esta é a primeira monetização do serviço desde que o WhatsApp parou de cobrar o valor anual de US$ 1, em 2016.

Mas qual a diferença?

A API vai permitir que grandes negócios que utilizam a plataforma consigam responder seus clientes de forma mais eficiente gratuitamente, desde que em até 24 horas. Somente quando passar deste período será cobrado um valor de US$ 0,05 a 0,09 por mensagem, variando por países.

Por que utilizá-lo na minha empresa?

Com cerca de 1,5 bilhão de usuários no mundo todo, o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais famoso e prático. Apesar da nova cobrança, o valor chega a ser menor aos que as companhias de telefonia cobram por SMS, que é de normalmente um centavo de dólar.

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E o SPAM, vai rolar?

Pelo visto, vamos continuar sem SPAM ou mensagens em massa. As empresas só poderão entrar em contato com os seus clientes depois deles mandarem mensagem para elas.

Eficiência é primordial!

Ter um atendimento rápido será fundamental para as empresas fugirem desta cobrança do WhatsApp Business e é nisso que a companhia aposta para aumentar seu faturamento: na demora das empresas em responder seus clientes.

Neste jogo de quem ganha mais, o cliente terá um ganho, pois terá sua resposta em menos de 24 horas; a companhia dará um atendimento mais satisfatório ao usuário, e este, por sua vez, poderá fidelizar com sua empresa; e o WhatsApp, que ainda pode tirar uma graninha no fim do mês, visto que não cobra nada já tem um tempo.

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