A ferramenta de troca de mensagem mais utilizadas pelos brasileiros agora pode ser usada para negócios de forma mais profissional; veja como funciona.

Por Rafael Cicconi e Leonardo Assennato

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Desde janeiro deste ano, a Facebook Inc. disponibilizou mais uma importante ferramenta para os seus usuários: o Whatsapp Business. Mas para como funciona o WhatsApp Business e o que ele pode influenciar no seu negócio?

A DSPA trouxe para você um resumo com os principais pontos para quem quiser implementar a ferramenta no seu negócio, mas ainda tem dúvidas de como ela vai influenciar e no que vai ajudar a você ficar mais próximo do seu cliente.

Acessibilidade

Um ambiente descomplicado e de fácil acesso. Estes foram os principais pontos apresentados para quem vai usar o WhatsApp Business. Mas fica um alerta para quem quer experimentar a ferramenta:

  • Disponível somente para o Android – sim, por enquanto este serviço está funcionando somente para os usuários do Android. Para você ter uma conta de WhatsApp Business necessariamente você vai usar um dispositivo com esse sistema operacional.

  • Funciona também com o WhatsApp Web – para quem ficou com reticente com o item anterior, pode ficar tranquilo. Este sistema funciona na versão de desktop do aplicativo, ajudando você a ter a facilidade em comunicação.

  • Mesma interface – os usuários do aplicativo não terão muita dificuldade em se acostumar com o Business, visto que eles são idênticos na versão pessoal e comercial.

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Funcionalidade

Com essa nova ferramenta, quem tem uma empresa conseguirá colocar todas as principais informações para seus clientes, tais como:

    • Endereço
    • Descrição da Empresa
    • E-mail
    • Site
    • Telefone
    • Horários de Atendimento

  • Direcionado para Atendimento a clientes – no WhatsApp Business você vai conseguir se aproximar do seu cliente, com uma troca de mensagens direta e de forma personalizada. Mensagens de boas vindas e de ausência são permitidas e essenciais.

  • Organização é tudo – lá é possível você separar seus clientes por setores e assuntos, além de ter a disponibilidade de ter respostas automatizadas e prontas, agilizando o atendimento.

  • Controle de tudo – com a versão Business você tem acesso às métricas do que foi feito pelo aplicativo, como mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Últimas dicas

  • Não mandar propagandas (SPAM) – por mais que você queria se aproximar de seu cliente, uma coisa deve ser observada. Ninguém gosta de receber respostas automáticas toda hora, aquele conhecido SPAM. Por isso, é bom ter cuidado, pois você pode ser denunciado e ter sua conta impossibilidade de usar o WhatsApp novamente.

  • Use um chip diferente – se você já utiliza o seu chip pessoal para fazer negócios, o melhor é comprar um novo para a versão Business, pois uma vez feita a mudança, não dá mais para voltar. Mas fique tranquilo, você pode usar dois WhatsApps no mesmo telefone (um no normal e outro na versão de negócios).

  • Selo Conta Verificada – ainda não é possível solicitar, pois estamos em uma versão beta e apenas algumas empresas escolhidas pelo próprio WhatsApp tem. Preencher todas as informações é de suma importância para a obtenção do selo futuramente.

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