Por Leonardo Buzo

Confira também as empresas com mais reclamações nas edições anteriores da Black Friday

Assim como todos vocês, nós da DSPA – Ideias, Planejamento e Design, agência de publicidade em Santos, também estamos ansiosos para a Black Friday, marcada para a sexta-feira (24).  

Essa é a oportunidade de comprar aquele produto que você tanto deseja, por um preço mais em conta, porém é preciso ter um pouco de cautela para não cair na famosa Black Fraude.

Por isso, fizemos uma lista com alguns sites que analisam as lojas virtuais, que costumam aumentar os preços dos produtos dias ou semanas antes do evento para, pouco antes da Black Friday, voltar ao valor anterior, simulando um falso desconto.

Sites

EconoVia

O site EconoVia funciona como outros comparadores de preços, e além disso, informa sempre o melhor momento de comprar um produto.  Eles também mostram um gráfico com o histórico de evolução do preço médio do produto e seu preço mínimo, e emitem um alerta de preço por uma notificação no Facebook. Assim, você sempre estará por dentro das principais ofertas. Para a Black Friday, o site apresenta um serviço diferencial, que é a atualização das ofertas a cada 10 minutos.  

Buscapé

O Buscapé é um site bastante conhecido no segmento, onde você pode comparar preços, lojas e produtos, conseguindo fazer a melhor compra.  O site também oferece um gráfico aos usuários com o histórico de preços e quando o custo estiver menor, o consumidor pode optar em receber avisos. Para a Black Friday, o Buscapé criou uma seção especial com uma lista de produtos com os menores preços encontrados até o momento. O serviço também pode ser encontrado em apps para celulares com Android e iOS.

Zoom

O Zoom também criou uma plataforma especial para a Black Friday com as principais ofertas. Além da Web, os consumidores também podem utilizar o serviço através dos apps para celulares com Android e IOS. O site monitora preços em diversas lojas de e-commerce. O consumidor pode escolher de dois a quatro produtos para comparar na mesma tela. Além disso, também pode verificar o histórico de valores, a análise de um especialista sobre o produto e avaliação de outros clientes.  O site oferece um alerta de preço, definindo o quanto você quer pagar pelo produto. Assim, se ele chegar naquele valor em um horário alternativo, você já vai poder garantir a oferta e evitar os horários de pico.

Reclamações – Black Friday

A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010, porém o Reclame Aqui, site que reúne queixas de consumidores, começou a fazer o monitoramento do evento a partir de 2013.

Desde a edição do Black Friday em 2013, foram contabilizadas 27.800 reclamações:

  • 2013: 8.500 reclamações
  • 2014: 12.000 reclamações
  • 2015: 4.400 reclamações
  • 2016: 2.900 reclamações

Empresas com mais reclamações

O site Reclame Aqui também divulgou a lista das empresas com mais reclamações nas edições anteriores da Black Friday. Confira o ranking:

2013

  1. Extra – loja virtual (530 reclamações)
  2. Submarino (426 reclamações)
  3. Ponto Frio – loja virtual (363 reclamações)
  4. Americanas – loja virtual (262 reclamações)
  5. Casas Bahia – loja virtual (166 reclamações)

2014

  1. Americanas – loja virtual (1.219 reclamações)
  2. Submarino – 1.095 reclamações
  3. Saraiva – livraria, editora e loja virtual (682 reclamações)
  4. Shoptime (233 reclamações)
  5. Kabum (197 reclamações)
  6. Netshoes (188 reclamações)
  7. Extra – loja virtual (158 reclamações)
  8. Magazine Luiza – loja virtual (139 reclamações)
  9. Walmart – loja virtual (137 reclamações)
  10. Nescafe Dolce Gusto (77 reclamações)

2015

  1. Kabum (688 reclamações)
  2. Americanas – loja virtual (431 reclamações)
  3. Submarino (376 reclamações)
  4. Netshoes (155 reclamações)
  5. Magazine Luiza – loja virtual (143 reclamações)
  6. Extra – loja virtual (137 reclamações)
  7. Ponto Frio – loja virtual (128 reclamações)
  8. Casas Bahia – loja virtual (121 reclamações)
  9. Walmart – loja virtual (113 reclamações)
  10. Shoptime (110 reclamações)

2016

  1. Kabum (588 reclamações)
  2. Americanas – loja virtual (249 reclamações)
  3. Submarino (149 reclamações)
  4. Netshoes (117 reclamações)
  5. Magazine Luiza – loja virtual (100 reclamações)
  6. Extra – loja virtual (89 reclamações)
  7. Walmart – loja virtual (83 reclamações)
  8. Fast Shop (62 reclamações)
  9. Ponto Frio – loja virtual (58 reclamações)
  10. Casas Bahia – loja virtual (56 reclamações)

Já estamos preparados para não cair em fraudes. E você, já sabe como aproveitar as ofertas da Black Friday?